domingo, 28 de março de 2010

Lançada máquina portátil para hemodiálise

Uma nova máquina pode ajudar a mudar a vida das pessoas que tiveram problemas nos rins e precisam passar pelo martírio da hemodiálise. Isto complica e muito a chance de uma vida normal, trabalho, estudo e viajens, dentre outras atividades. Mas a situação pode mudar com uma máquina de hemodiálise portátil que já está em uso nos EUA. Profissionais da área médica do país iniciaram um movimento para levar a tecnologia a mais lares norte-americanos. Além de permitir que os pacientes tenham o conforto de realizar a sessão dentro da própria casa, ele pode ser utilizado todos os dias. Isso, acreditam alguns médicos, seria benéfico à saúde do paciente e poderia ajudar a diminuir o grande número de pessoas que morrem devido às complicações resultantes da falência dos rins.
A melhora da qualidade de vida dos pacientes poderia ser benéfica também aos cofres públicos dos EUA. Cerca de 400 mil pessoas sofrem com problemas renais no país, e o uso do equipamento portátil economizaria cerca de US$ 10 mil a US$ 20 mil por ano em custos por paciente. 
Até agora, a FDA (Food and Drug Administration), órgão que controla os produtos da área da alimentação e da saúde nos EUA, já aprovou dois modelos de máquinas portáteis de hemodiálise. A maior pesa 136 quilos, sendo apropriada para ficar em casa. A menor e com menos recursos pesa 31 quilos, mas possui a vantagem de poder ser transportada sem grandes problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário