segunda-feira, 29 de março de 2010

Fila dos transplantes em Santa Catarina anda mais rápida!!!

Ambulatório da Pró-Rim em Joinvile - SC



EM SC O TRANSPLANTE É MAIS RÁPIDO


Cada vez mais os doentes renais do Paraná têm procurado atendimento em Santa Catarina para a realização do transplante. Filas menores e um sistema mais eficiente de captação de órgãos são as causas desta migração. Para cada doente renal que aguarda transplante em Santa Catarina, há nove pacientes do Paraná. O volume de doações é três vezes maior e a fila oito vezes menor.

Como exemplo o jornal Gazeta do Povo (PR) cita em reportagem de 27/07/2009 o caso de um empresário que após cinco anos de espera por um transplante renal, buscou atendimento em Santa Catarina e recebeu o órgão em menos de nove meses. João Batista do Amaral, 52 anos, morador em Paranaguá é um destes casos. Ele procurou a Fundação Pró-Rim, em Joinville, para acelerar o processo e é transplantado há quase 15 anos.

O programa de transplantes é nacional e, conseqüentemente, pago pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Portanto, não há irregularidade em trocar de fila, desde que o paciente permaneça em apenas uma delas.

A Central de Captação de Órgãos de Santa Catarina é modelo no Brasil. Adota o sistema semelhante ao espanhol, considerado o mais eficiente do mundo. As equipes recebem treinamento intensivo sobre diagnóstico de morte encefálica e abordagem familiar. Todo esse conjunto de ações faz a fila andar mais rápido.

PRÓ-RIM ATINGE A MARCA DE 800 TRANSPLANTES RENAIS

A Fundação Pró-Rim realizou no dia 17 de março, no Hospital Municipal São José de Joinville o transplante de número 800. O receptor é de Joinville e fazia sessões de hemodiálise no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. Ele entrou na lista de espera do transplante no começo deste mês.

A doação ocorreu por gesto de boa vontade de uma família, na hora da perda do ente-querido, destacam os médicos que realizaram a cirurgia. A Fundação Pró-Rim é líder e pioneira nos transplantes renais em Santa Catarina. O primeiro transplante aconteceu em 1978.

A Fundação Pró-Rim é líder e pioneira nos transplantes renais em Santa Catarina. Está ranqueada como a sétima instituição transplantadora do País. Os transplantes realizados pela Fundação Pró-Rim têm sobrevida superior a países como Japão e Estados Unidos. Geralmente, as cirurgias acontecem no Hospital Municipal São José, em Joinville (SC).


O número de transplantes cresce consideravelmente a cada ano, na Fundação pró-Rim. O primeiro transplante realizado pela instituição foi em 1978, em Joinville. Ao longo dos dez primeiros anos foram apenas 100 transplantes. Neste ano, já atingiu a marca de 800 intervenções.

A Fundação Pró-Rim possui equipe cirúrgica para a realização de transplante de rim e de pâncreas. Esta equipe é composta por médicos cirurgiões, urologistas e nefrologistas treinados no país e no exterior. Conta com um ambulatório de transplante voltado a pacientes que necessitam ou realizaram transplantes renais e de pâncreas, este ambulatório é composto por médicos cirurgiões, urologistas e nefrologistas treinados no país e no exterior, bem como por uma equipe multidisciplinar que abrange enfermeira, psicóloga, nutricionista e assistente social.

O objetivo deste ambulatório divide-se em duas fases:

- Período pré-transplante: Preparar o paciente candidato à cirurgia, bem como sua família, visando o sucesso do transplante renal.

- Pós-transplante: Nesta etapa, a equipe trabalhar a aderência do paciente ao tratamento e atua na prevenção de complicações, visando a manutenção do enxerto renal funcionante e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida.

5 comentários:

  1. Olá blogueiro,
    É sempre bom conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Ser doador é um ato de solidariedade que pode salvar várias vidas.
    Lembrando que o principal passo para se tornar um doador é conversar com a família sobre o seu desejo de ajudar o próximo. Veja mais sobre o tema no link: http://bit.ly/cHLx34. Divulgue

    Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. Olá moro em Goias, e gostaria de saber se uma indo pra Santa Catarina,conseguirei mais rápido um transplante de doador cadáver, sendo que agui está muito difícil é muito lento. Estou prestes a iniciar a hemodiálie e não gostaria de ficar por muito tempo. se vcs puderem me falar sobre o assunto eu agradeco muito.

    ResponderExcluir
  3. Ola moro em santo angelo rs, to na fila a mais de 7 anos em P.Alegre, a fistula esta complicando,meu sangue é " O positivo" disseram que é por isso que demora, tenho chançe ai pra aliviar esse drama meu?

    ResponderExcluir
  4. olá sou de Garibaldi RS, ja estou na fila a mais de 7anos em Porto Alegre.....será que posso tracar de fila?...se posso como isso funciona?..

    ResponderExcluir
  5. se alguem quise paga consigo rim, noa é brincadeira.

    ResponderExcluir