sexta-feira, 19 de março de 2010

Depoimento de uma mãe!!!

SENTI MEU MUNDO DESABAR



Em novembro de 2008, ficamos sabendo que meu filho Rodolpho tem rins policísticos e se já não bastasse os cistos, ele tem pedras nos 2 rins.

De acordo com a médica, os cistos são considerados pequenos e se Deus quiser continuarão assim, porque descobrimos em tempo de tentar conter o crescimento exagerado, mudando a alimentação que era industrializada, para uma alimentação saudável.

Quando descobrimos o problema, foi um choque muito grande e senti como se meu mundo estivesse desabando, pois desconhecíamos o problema, não conseguíamos assimilar a gravidade, como tratar, porque isso ocorria conosco e principalmente ver nosso filho numa idade de 15 anos, ter toda sua alimentação alterada/cortada, passando apenas a consumir alimentos saudáveis. Com a mudança cortamos o que ele mais amava que eram as salsichas e outros embutidos, refrigerantes, sucos de caixinha, coxinha frita, batatas fritas, bife a milanesa, entre outros, além da diminuição do sal nos alimentos por ele consumidos.

Muitas vezes, ainda me pego perdida no quesito alimentação (o que ele pode e o que não pode comer/beber), mas além das orientações da médica nefrologista, médico urologista, contamos também com o apoio de uma nutricionista.

Como a alimentação exigida é a saudável, fazemos praticamente tudo em casa e também usufruímos da mesma alimentação, que é muito mais saborosa do que a industrializada. Também vou diversificando o cardápio, inventando e criando novas receitas, extraindo de sites específicos de comidas naturais e saudáveis e assim nos adequando a nova vida.

Não posso dizer que hoje estou conformada com o problema do meu filho, mas agradeço a Deus pelo fato de ter sido descoberto em tempo, podendo ser amenizado, tratado e prolongado o agravamento do problema. Raras vezes abrimos uma exceção na alimentação dele, como um copo de refrigerante ou outro alimento, mas sempre agimos com muita cautela, pois nosso lema é o seguinte “exceções existem, mas não deixemos que elas virem regra” e o futuro só a Deus pertence e só ele saberá o que nos está destinado.

Com tudo isso que ocorreu, comecei a entrar na internet em busca de mais informações sobre o problema, foi quando conheci o Nilton Mello e os Parceiros do Rim. Desta forma, estou sempre em contato, trocando idéias, experiências, informações e me atualizando através dos sites, blog e jornais informativos, que são muito bem elaborados com matérias de altíssima qualidade na área da saúde, principalmente na questão de pacientes com problemas renais, como também, sempre estou acompanhando o maravilhoso trabalho desenvolvido por essa Instituição.

Parabéns ao Nilton e a todos os membros e colaborados dos “Parceiros do Rim”!


Margarete Pereira Tavano
Bauru - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário