domingo, 28 de março de 2010

Colombo não possui leitos de UTI para emergências!!!

Todos os pacientes que que necessitam de atendimento de emergência precisam ser deslocados para a capital
Os moradores de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, que necessitam de atendimento de emergência precisam ser deslocados para a capital. De acordo com o telejornal ParanáTV 1ª edição, o município de 250 mil habitantes não possui leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Só nos últimos três meses, cerca de 260 pacientes foram encaminhados pela central de leitos para Curitiba. O problema é que o Pronto Atendimento dos três principais hospitais da capital, Cajuru, Trabalhador e Evangélico, estão superlotados.


Em entrevista ao telejornal, Ivonne Busato, da secretaria municipal de saúde, disse que a maior dificuldade é enfrentada por pacientes cardíacos e neurológicos, que precisam de atendimento rápido. Duas vezes nos últimos cinco anos os médicos responsáveis pela Santa Casa de Colombo, tentaram autorização do governo do estado para implantar uma UTI com pelo menos quatro leitos.
A implantação não foi autorizada pela Vigilância Sanitária e pelo Corpo de Bombeiros porque o prédio é muito antigo. O hospital, construído há 35 anos, não teria infra-estrutura adequada para abrigar a UTI.
No ano passado um projeto para a construção de um novo hospital foi encaminhado ao Ministério da Saúde. A obra orçada em 4 milhões teria mais leitos e entre quatro a seis vagas de UTI. O projeto, porém, ainda não foi aprovado. Segundo a diretora financeira da Santa Casa, Daiane David, com a nova unidade de saúde o atendimento seria mais completo. “Todos os pacientes da cidade e de municípios vizinhos seriam atendidos no local”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário