sábado, 3 de março de 2012

NOVO MEDICAMENTO PARA PACIENTES EM HEMODIÁLISE!!!



NOVO MEDICAMENTO - CINACALCET (MIMPARA)

 Foi apresentado  durante o XXV Congresso de Nefrologia, em Vitória, ES, uma nova opção de tratamento para pacientes renais crônicos. Trata-se de Mimpara (cloridrato de cinacalcete), medicamento que inaugura a classe dos calcimiméticos, produtos de última geração para a prevenção e controle do hiperparatireoidismo secundário (HPTS), doença que afeta 45% dos pacientes em diálise no Brasil e mostra alto índice de mortalidade.


“O paciente que sofre de doença renal crônica tem grandes chances de evoluir, ao longo dos anos, para o HTPS, uma doença grave e sem cura, que ocorre quando há um desequilíbrio no metabolismo ósseo e mineral do organismo, decorrente de vários fatores, como tempo de doença renal, o controle inadequado de alterações que a falta dor rins acarreta, o acúmulo de fósforo, a baixa de cálcio e a deficiência de vitamina D, explica o dr. Aluízio Carvalho, nefrologista da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SNB), mais de 77 mil pacientes fazem diálise no País e cerca de 27 mil novos casos de insuficiência renal crônica são registrados a cada ano - números que colocam a doença como um dos mais importantes problemas de saúde pública no Brasil. A grande preocupação é que 50% destes pacientes acabam morrendo em um período de até cinco anos, a partir do início da diálise, por problemas cardiovasculares decorrentes do HPTS, doença grave e progressiva que ocasiona a calcificação de órgãos, tecidos e vasos sanguíneos.
Segundo o especialista, mesmo fazendo a diálise, responsável pela função mecânica dos rins, os pacientes não conseguem controlar os níveis do hormônio PTH (paratormônio), cálcio e fósforo, presentes no sangue. “O descontrole contínuo destes parâmetros tem como consequência o desenvolvimento de outras doenças, como o HPTS”, destaca o médico.
Mimpara, cuja comercialização no Brasil está prevista para começar até o final deste ano, é o único medicamento capaz de controlar simultaneamente todos os fatores bioquímicos (PTH, Ca, P e Ca x P) que regulam o metabolismo ósseo e mineral, evitando o desenvolvimento de complicações que comprometem o sistema cardiovascular nos pacientes renais crônicos em diálise.
A pesquisa de desenvolvimento e elaboração de Mimpara foi realizada nos Estados Unidos pelo Laboratório Amgen Inc. Trata-se de um medicamento desenvolvido a partir da clonagem do receptor sensível ao cálcio da paratireóide (CaR), para o controle do HPTS.

Benefícios para os pacientes 
                                                            
O ganho em qualidade de vida para os pacientes renais crônicos em diálise é o principal benefício proporcionado pelo novo medicamento. Mimpara diminui as dores ósseas, os índices de calcificação de vasos e artérias, reduzindo, assim, o risco de mortalidade por doença cardiovascular. Além disso, o tratamento com Mimpara também promove a regressão da deformidade de tecidos, reduz o risco de fraturas, internações hospitalares e cirurgias de paratireóide. Por ser administrado via oral (um comprimido por dia), também facilita a adesão ao tratamento. O paciente pode usar Mimpara independentemente do tipo de terapia adotada para tratar a doença renal crônica.
Mimpara já foi aprovado pela principal agência reguladora de medicamentos na Europa, EMEA (European Medicines Agency), nos Estados Unidos, pelo FDA (Food and Drug Administration), e no Brasil, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Diversos estudos clínicos realizados comprovaram a eficácia clínica e a segurança do uso do produto. O alcance do nível sérico, alvo de PTH, ocorreu em mais de 50% dos pacientes que utilizaram cloridrato de cinacalcete, em comparação ao grupo que recebeu somente o tratamento-padrão.


Aqui no Paraná a Parceiros do Rim, vai ingressar com uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA, para que o estado forneça esse novo medicamento para todos os pacientes que estiverem dentro do protocolo de uso. O PTH  deve estar acima de 300 e o cálcio acima de 8.5. 


CONVERSE COM SEU MEDICO...SOBRE ESSE NOVO MEDICAMENTO e se você precisar damos toda assessoria na montagem do processo para dar entrada na FARMÁCIA ESPECIAL DO ESTADO DO PARANÁ.


Nosso contato: (41) 3606-3155 // 8453-1336 // 9839-4780

13 comentários:

  1. Muito bom, estou testando este medicamento e vou tentar voltar com meu blog para mostrar os resultados...

    Sucesso¨*

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigos da Parceiros do Rim, meu nome Castorino Antunes, faço hemodiálise a seis anos, sou da Bahia, e me interessou essa matéria, pois acredito eu que precisaria usar esse medicamento, vou falar sobre o assunto com o meu médico, nos meus últimos exames meu PTH está em 900, e meu calcio está em 9.2, vocês poderiam me dizer se deveria tomar o remédio ou não??? Obrigado pela atenção, estarei no aguardo de sua resposta..abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Castorino, pelos exames que você me relatou existe a indicação para iniciar o tratamento com o CINACALCET. Você deve conversar com seu médico para que ele prescreva esse medicamento. Estamos aqui sempre as ordens para maiores esclarecimentos.

      Excluir
    2. Agradeço a atenção, vou conversar com meu médico hoje mesmo.

      Excluir
  3. SOU DE ITABUNA-BAHIA,JÁ ESCUTEI FALAR SOBRE O CINACALCET, GOSTARIA MUITO DE TER MAIS INFORMAÇÕES, SOBRE ESSE MEDICAMENTO. OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Andrelina, o mimpara é um medicamento novo que atua para regular o PTH. Converse com seu médico para saber se você tem indicação para usá-lo. O protocolo diz que o PTH tem que estar acima de 300 e o calcio acima de 8.5. Abs.

      Excluir
  4. o Mirapam ja foi regularizado pela Anvisa, para vendo no Brasil? Preciso mto saber pois necessito toma-lo o quanto antes pois meus estado de saude a cada dia piora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi o Mimpara já esta registrado no Brasil na ANVISA. Mas não esta disponivel para ser entregue nas farmacias estaduais, apenas para quem entra com ação judicial.

      qualquer duvida entre em contato conosco via fone: 41 9839-4780

      Excluir
  5. Boa tarde.

    Já tenho uma ação judicial, tentando receber o medicamento, mas meu advogado disse precisa da portaria ou do documento onde a anvisa regulamenta o fornecimeto deste medicamento, como faço para conseguir isso. Por Faovor me ajudem preciso mto desse medicamento, pois cadia estou me sentido pior. Mto obrigado

    ResponderExcluir
  6. O medicamneto já está registrado na ANVISA, mas não consta do RENAME - LISTA DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS. Ok.

    ResponderExcluir
  7. Ola, estou precisando de ajuda para encaminhar o pedido do medicamento via judicial. Preciso anexar 3 orçamentos mas em nenhuma farmacia o medicamento é comercializado. Como proceder ??? Moro no RS e aqui não exite nem nas distribuidoras de medicamentos. Obrigada. Samira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samira, preciso de mais explicações.... me liga (41)3606-3155 ou fone da TIM (41) 9839-4780 ou me addiciona no facebook Nilton Parceiros do Rim

      Excluir