terça-feira, 4 de maio de 2010

O SAMBA DA VIDA


Transplantado paranaense mostra vigor e vida e é destaque no último Carnaval de Paranaguá



Aos 52 anos de idade, o transplantado Sr João Batista do Amaral esbanjou disposição no último carnaval de Paranaguá ao compor um samba enredo para a escola Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa com o tema “O ouro negro tem que ser nosso”. A música, que trata da extração do petróleo e de sua importância para a civilização foi composta durante uma viagem até Joinville para uma de suas consultas de rotina de pós-transplante na Fundação Pró-Rim. Segundo ele, foi emocionante ver o intérprete da escola dar vida à sua composição e principalmente ver a receptividade do público. “O prazer em compor é gratificante, colocar alguma coisa no papel e fazer a multidão cantar me emociona ainda mais”, revela. O sucesso de sua composição foi tão grande que ele foi entrevistado por 3 canais de televisão e 2 emissoras de rádio.



O Sr. João Batista do Amaral é de Paranaguá e realizou o seu transplante de rim há 17 anos com a equipe da Fundação Pró-Rim, em Joinville.



Letra Samba enredo



"O Ouro negro tem que ser nosso"


Surgiu das entranhas da terra
Provocou muitas guerras
Mas também já promoveu a paz

Ajudou o homem a realizar
O velho sonho de voar
Pelas estradas faz rodar os
caminhões
Os navios a deslizarem sobre o mar

Faz geradores
Produzirem a luz
No caminho que conduz

Desde os tempos dos lampiões
O homem é dependente do petróleo

No meu Brasil quem manuseia o
Ouro negroÉ uma empresa de respeito

Que é a menina dos olhos
E na cozinha as donas de casa
Esqueceram do fogão de brasa
E hoje fazem de tudo no fogãoa gás

 É o progresso que empurra nossa gente

Sempre pra frente

Nunca pra trás

Abre o olho meu povo

Pra gente não se dar mal

já levaram tanta coisa
Vamos defender nosso pré-sal
Com o mau uso do petróleo
No sonho, pode se acabar

Destruindo a camada de ozônio

A humanidade vai penar

Mas enquanto há vida há esperança
Vamos pensar nas crianças
Pedir a Deus que as livre do mal
Que o homem tenha a consciência

Que só abuse do carnaval
Bate na partida o motor funcionou

A mocidade unida chegou
E lá vou eu no carro todo prosa
Tirando onda no Jardim Santa Rosa
Surgiu...

Participar é o melhor recomeço!!!


PARTICIPAR É O MELHOR RECOMEÇO


Muitas pessoas perdem as pequenas alegrias enquanto esperam pela grande felicidade, se esquecem que pequenas coisas, pequenos gestos, pequenas ações, podem trazer grande significado as nossas vidas. As simples e pequenas nascentes se desenvolvem belos mananciais tornado-se grandes cachoeiras, as imensas dunas se compõem de minúsculos grãos de areia, o mais belo livro do mundo foi escrito letra por letra,
As mais belas canções são compostas por pequenas notas.
Caros amigos, para se viver de verdade, não é necessário fazer ou passar por grandes feitos, espetáculos ou grandes demostrações. A vida é feita dos pequenos gestos, das pequenas atitudes. Um olhar, um sorriso, um abraço ou uma palavra, podem fazer toda a diferença. Assim, um grande valor nem sempre está relacionado a coisas grandes, mas sim naquelas simples e que parecem não terem nenhum significado. A nossa mala de retorno a Deus não precisa necessariamente estar recheada de grandes coisas. Tenham a certeza de que podemos obter grandes conquistas através de pequenos gestos.
Mesmo as pessoas que são acometida de um problema renal ou de outra patologia qualquer, devem continuar vivendo, lutando, descobrindo, conquistando. Não deve haver acomodação, não existe rotina, isto é uma ilusão, nada é igual nem ao segundo anterior. Pare e coloque os seus sentidos em ação, saia do automático e curta a riqueza que é a vida.
Nós que escolhemos lutar pela melhoria da saúde nesse país, devemos ter em mente que o momento é de aprimorarmos ainda mais nossa capacidade de execução, para que tenhamos a agilidade necessária para atuar com rapidez e firmeza em busca de resultados.
No processo de estruturação ou reestruturação de uma entidade temos que trabalhar em conjunto. Confiamos na qualidade e na vontade de fazer acontecer do nosso time. É justamente devido ao comprometimento da equipe que temos uma certeza que podemos contribuir com a população difundindo informações sobre a doença renal e seus agravos.
È importante a participação de todos Como sabemos, nossa passagem nesta vida é muito breve, tanto que, às vezes, nos assustamos ao perceber quão rápido o tempo está passando. Quem já não se pegou fazendo a si mesmo, ou a alguém, as tão famosas perguntas: "Ô louco! Parece que foi ontem..."; "Nossa! Faz tanto tempo que a gente não se vê?!"; "Já estamos no fim do ano!?" etc.

Caros amigos, se você acha importante garantir seus direitos, associe-se a uma entidade que tenha um histórico de lutas na defesa da patologia que lhe acomete. Seja você renal em diálise, transplantado, fazendo tratamento conservador ou tendo alguma patologia que necessite de tratamento continuo, procure uma entidade que possa respaldar as suas reivindicações. Entretanto, só a participação efetiva no dia a dia dessa entidade pode fazer a diferença na hora de pleitear melhorias que possam lhe dar melhor qualidade de vida.

Fica claro que os pacientes devem, cada vez mais, se fazer presente e engajado na sua associação, participando, dando sugestões, discutindo e cobrando dos representantes, ações mais eficazes que tragam melhorias para toda a categoria e dando a essa mesma associação a oportunidade de escutá-lo para entender suas preocupações e expectativas e lhe mostrar o que pode ser feito para satisfazer às suas necessidades.


Isto é pensar coletivamente, acreditando que a valorização e o respeito ao doente dependem muito da união da categoria e do fortalecimento da associação que luta para garantir seus direitos. Associar-se é mais do que participar da entidade representativa de classe. É exercer plenamente cidadania, participando de ações que valorizam a vida. É lutar para manter os direitos já conquistados e para ampliá-los na coletividade.

Em vista disso, não devemos ter medo de viver e de enfrentar as situações que desafiam nosso livre arbítrio de seguir um caminho que nos leve a alcançar a contento nossos objetivos. Momentos estes em que precisamos nos adequar conhecer a nós mesmos, enfim, mudar para melhor!

Caros amigos renais crônicos do Paraná associem-se a Parceiros do Rim, ela pode te mostrar o caminho das pedras que te tornará muito bem informado sobre a doença que te acomete e como conviver com esse problema vivendo a sua vida normalmente.

Nos da ABRASRENAL procuramos prestigiar nossos parceiros que fazem um trabalho sério na luta pela garantia de direitos e achamos que a Parceiros do Rim tem tido visão e ação, e isso fortalece nossa parceria, pois nós da ABRASRENAL temos como lema que: “Visão sem ação não passa de sonho; ação sem visão é só passatempo; visão com ação pode mudar o mundo.”.


Gilson Nascimento da Silva∴
Diretor Geral da ABRASRENAL
gns@abrasrenal.org.br

Dr. Marcos Vieira - Pró-Rim Joinvile - SC


Dr. Marcos Vieira, médico nefrologista da Pró-Rim de Joinvile - SC, palestrou no 2º Encontro Paranaene de Pacientes Renais "Parceiros do Rim, realizado no dia 25 de Abril de 2010 na cidade de Curitiba. Onde falou que  a fila dos transplantes em SC anda mais rapida. Falou sobre qualidade de vida pós transplante.

Transplante e Realização!!!


TRANSPLANTE E REALIZAÇÃO


Paciente transplantada dá exemplo de superação e contribui acadêmica e profissionalmente com a realidade dos pacientes renais.

A estudante de Publicidade e Propaganda, Sarita do Nascimento, estagiária da área de Comunicação e MKT da Fundação Pró-Rim é um exemplo de superação. Sarita possui doença renal crônica desde os 5 anos de idade, quando iniciou seu tratamento conservador para preservar a função renal. Com 19 anos entrou em hemodiálise. “Foi uma mudança radical em minha vida, tudo mudou, rotina, estudos e eu também não podia trabalhar”, conta. Em 2005, teve a oportunidade de um transplante, tendo recebido a doação de sua tia, mas infelizmente o rim transplantado foi rejeitado. Mesmo assim, não desistiu. Entrou em lista, conseguindo após apenas 4 meses a doação de um rim. O transplante foi um sucesso e hoje retornou com pique total para suas atividades.

Está concluindo seu curso de graduação em Publicidade e Propaganda, onde desenvolve monografia sobre Comunicação e Doação de Órgãos. Além disso, atua na área de Marketing da Fundação Pró-Rim, levando informação a comunidade com a propriedade de quem conhece as necessidades dos pacientes renais. Recentemente, participou ativamente das campanhas promovidas pela Pró-Rim no Dia Mundial do Rim e também no Dia Mundial de Doação de Órgãos. Além disso, com o apoio da Diretoria e da Equipe Multidisciplinar está desenvolvendo diversos projetos de comunicação na Pró-Rim voltados às necessidades dos pacientes renais.